Nos Países Baixos, 30 % das publicações nas redes sociais sobre temas de saúde contêm desinformação.

No projeto TRIO, os parceiros estão empenhados em capacitar os cidadãos de diferentes idades e níveis de ensino, proporcionando uma abordagem integrada às competências e aptidões no domínio da saúde, digital e de dados. Isto permite que as pessoas naveguem eficazmente no mundo da saúde digital. Através de uma pesquisa documental meticulosa e entrevistas perspicazes, os parceiros holandeses do TRIO realizaram uma análise abrangente do estado atual da literacia digital, de saúde e de dados nos Países Baixos. Os resultados apresentam fatores essenciais que influenciam a capacidade dos cidadãos de se envolverem eficazmente com a informação sobre saúde. No ano de 2021, determinou-se que 79% da população holandesa entre as idades de 16 a 74 anos possui habilidades digitais básicas ou acima do básico.

Os Países Baixos estão, portanto, muito perto de atingir a meta europeia de 80 % de proficiência digital até 2030. No entanto, apesar destes progressos, 30 % das publicações nas redes sociais sobre temas de saúde ainda contêm desinformação. A este respeito, os parceiros neerlandeses salientaram a necessidade de melhorar as competências em matéria de saúde em linha, em especial entre as pessoas com idade igual ou superior a 50 anos. Como conclusão desta análise, foi apresentada uma lista de necessidades de aprendizagem sugeridas, divididas em grupos-alvo.

Os resultados estão resumidos no relatório nacional https://trioproject.eu/wp-content/uploads/2023/03/TRIO_National-Report-Summary-the-Netherlands.pdf