Em Espanha, apenas 50% dos idosos pesquisam informações sobre temas de saúde.

No projeto TRIO, os parceiros estão empenhados em capacitar os cidadãos de diferentes idades e níveis de ensino, proporcionando uma abordagem integrada às competências e aptidões no domínio da saúde, digital e de dados. Isto permite que as pessoas naveguem eficazmente no mundo da saúde digital. Através de uma pesquisa documental meticulosa e entrevistas perspicazes, os parceiros espanhóis do TRIO realizaram uma análise abrangente do estado atual da literacia digital, de saúde e de dados em Espanha.

Embora as taxas de literacia digital em Espanha tenham aumentado significativamente ao longo dos anos, atingindo até 60 %, ainda ficam aquém do objetivo de 80 % fixado na Agenda Digital para 2025. O défice de literacia digital é particularmente evidente entre os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos, que tendem a utilizar a Internet com menos frequência, a fazer compras online e outras transações a um ritmo mais baixo e são frequentemente prejudicados pela falta de acesso à Internet, de competências digitais, de equipamento e de infraestruturas.

Com base nos resultados desta investigação documental, foi possível identificar algumas necessidades de aprendizagem, como no que diz respeito à literacia digital, existe a necessidade de disponibilizar programas de formação e ferramentas para competências digitais básicas para aceder a informações e serviços de saúde, particularmente entre os cidadãos mais velhos.

Outras necessidades e resultados de aprendizagem são resumidos no relatório nacional. https://trioproject.eu/wp-content/uploads/2023/03/TRIO_National-Report-Summary-Spain-vs4.0.pdf