58,8 % da população alemã tem fracas competências em matéria de literacia em saúde

No projeto TRIO, os parceiros estão empenhados em capacitar os cidadãos de diferentes idades e níveis de ensino, proporcionando uma abordagem integrada às competências e aptidões no domínio da saúde, digital e de dados. Isto permite que as pessoas naveguem eficazmente no mundo da saúde digital.

Através de uma pesquisa documental meticulosa e entrevistas perspicazes, os parceiros alemães do TRIO realizaram uma análise abrangente do estado atual da literacia digital, de saúde e de dados na Alemanha. Entre as principais conclusões, é possível destacar que, de acordo com um estudo recente de 2021 da Universidade de Bielefeld, a literacia média em saúde da população alemã deteriorou-se nos últimos sete anos.

Verificou-se que cerca de 58,8% da população alemã tem apenas baixos níveis de literacia em saúde e que esta se distribui de forma desigual no que diz respeito às variáveis sociodemográficas. Através de entrevistas realizadas, foram identificadas algumas lacunas importantes de informação e competências na Alemanha.

Além das diferenças de habilidades entre faixas etárias ou em relação a outros fatores socioeconômicos, os especialistas também mencionaram biografias individuais específicas e experiências técnicas que podem ter uma forte influência sobre como entender e fazer uso da informação digital (saúde). Com base nos resultados desta pesquisa documental, foi possível identificar algumas necessidades de aprendizagem.

Estes resultados estão resumidos no relatório nacional. https://trioproject.eu/wp-content/uploads/2023/03/TRIO_National-Report-Summary_Germany_final.pdf