Os Encontros Internacionais do TRIO realçam as conquistas na Educação de Adultos e na Saúde

O INESC TEC, parceiro do TRIO, organizou dois encontros internacionais, envolvendo diversos grupos públicos como parte dos seus esforços contínuos na educação e saúde de adultos. Estes eventos serviram para dar a conhecer a metodologia, os recursos e a plataforma educativa do projeto, ao mesmo tempo que promoveram debates frutuosos entre os participantes.

O primeiro Encontro Internacional TRIO realizou-se a 15 de abril na Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto, no âmbito do BIP – Citizen Science for Psychological Wellbeing 2nd Edition. O evento contou com cerca de 30 participantes, incluindo 23 participantes internacionais de países como a Irlanda, Eslovénia, Alemanha, Itália, Estónia, Polónia e República Checa.

Durante a sessão de três horas, os participantes tomaram contato com o projeto TRIO através de uma apresentação abrangente que detalhou a metodologia e os recursos do projeto. Os participantes tiveram a oportunidade de explorar a plataforma educativa, o que levou a uma discussão interessante e perspicaz com os jovens adultos presentes. Os participantes manifestaram um interesse significativo pelo projeto e pela relevância do seu conteúdo.

A segunda edição do Encontro Internacional TRIO decorreu nos dias 25 e 26 de junho, onde Maria van Zeller, coordenadora do INESC TEC, apresentou o projeto na conferência final do projeto VR2CARE. Este evento, que decorreu no Hospital da Ordem de São Francisco, contou com mais de três dezenas de participantes, com cerca de 20 presenças internacionais, dando assim uma grande visibilidade internacional ao projeto.

A apresentação incidiu sobre os resultados do projeto e deu a conhecer o site do mesmo, que permite o acesso ao Manual para educadores e cidadãos, ao toolkit de formação e a um Livro Verde para decisores políticos. Também foi apresentada a plataforma educativa, destacando a metodologia participativa aplicada ao longo do projeto. Profissionais de saúde e cidadãos de várias faixas etárias (18-35, 36-50 e 51+) participaram em workshops de cocriação e testes da plataforma, enfatizando a natureza colaborativa do projeto TRIO.

Um dos destaques significativos foi a discussão sobre o TRIO e outros projetos relacionados, incluindo o RAISE, o RECONNECTED e o VR2CARE. Estiveram também presentes representantes de 10 outros projetos na área da saúde, promovendo um diálogo colaborativo sobre estratégias, metodologias e futuros trabalhos de interligação.

Estes encontros internacionais sublinharam o empenho do TRIO em melhorar a educação de adultos e a literacia em saúde através de abordagens inovadoras e participativas, solidificando ainda mais o seu impacto e relevância nestes domínios cruciais.