Em muitos países europeus, os serviços de saúde estão a ser progressivamente informatizados para melhorar o intercâmbio de dados, melhorar os serviços, capacitar os doentes e aliviar o sistema de saúde sobrelotado. A pandemia da COVID-19 acelerou significativamente esta transformação digital. Para acompanhar estes avanços, é agora necessário possuir um certo nível de competências digitais, de saúde e de literacia de dados, tais como encontrar informações de saúde fiáveis online, utilizar aplicações de saúde, comparar ofertas de seguros de saúde e compreender a regulamentação em matéria de privacidade de dados.
Reconhecendo que estas competências podem ser difíceis de aprender, o projeto Erasmus+ “TRIO – Educação de Adultos em Literacia Digital, de Saúde e de Dados para a Capacitação dos Cidadãos” visa melhorar as competências digitais, de saúde e de dados de adultos de todas as idades. Este objetivo é alcançado através do desenvolvimento de um manual abrangente, uma plataforma de aprendizagem online, um conjunto de ferramentas para educadores de adultos e um Livro Verde para os decisores políticos e iniciativas europeias relevantes. Estes recursos estarão disponíveis em seis línguas: inglês, neerlandês, alemão, português, romeno e espanhol.
O Manual TRIO serve de guia de referência para cidadãos, educadores e decisores políticos, ajudando os utilizadores a navegar no complexo panorama dos serviços de saúde digitais. Contém informações sobre o funcionamento do sistema de saúde, identifica desafios comuns e sugere ações para melhorar os níveis de competências. O manual também inclui ligações a sites, exemplos de boas práticas e programas educativos disponíveis. Com a ajuda destas ferramentas, cada pessoa poderá melhorar as suas competências digitais, de saúde e de dados, e ajudar outras pessoas a fazer o mesmo.
Convidamo-lo a explorar este manual detalhado e a utilizar os seus recursos para melhorar a sua compreensão e capacidades no domínio dos serviços de saúde digitais. Consulte a nossa página de resultados.