A visão do TRIO para a integração da gestão da saúde na vida quotidiana

O projeto TRIO visa apoiar uma nova geração de cidadãos, ajudando-os a integrar sem problemas a gestão da saúde nas suas vidas pessoais. As pessoas ficam equipadas com os conhecimentos necessários para tomar decisões informadas, utilizando ferramentas inovadoras de comunicação e aprendizagem. Para atingir estes objetivos, considera-se essencial o envolvimento de vários stakeholders, incluindo autoridades públicas, sociedade civil, prestadores de cuidados de saúde, empresas de tecnologia médica (medtech) e outras empresas e organizações de consumidores.

Foi compilada uma lista exaustiva de boas práticas e observações daí resultantes, que conduziu ao desenvolvimento de recomendações políticas adaptadas a diversos stakeholders, incluindo a UE, os Estados-Membros e as organizações relevantes. O objetivo é promover a sustentabilidade futura e a adoção de ferramentas e materiais TRIO, com especial ênfase nas autoridades de saúde e nos decisores políticos locais/regionais.

O documento está dividido em cinco secções:

1.      Boas práticas nacionais e regionais: As boas práticas são apresentadas e categorizadas em medidas políticas, atividades de redes de saúde digital e/ou organizações educativas e iniciativas sociais de base. Estas práticas apresentam um potencial significativo de transferibilidade, oferecendo exemplos efetivos de experiências do mundo real que podem ser reproduzidas e adaptadas a novos contextos para promover a aprendizagem cruzada.

2.    Adaptação geográfica das boas práticas: São fornecidas orientações para a adaptação destas práticas a diferentes contextos geográficos.

3.   Medidas a longo prazo para sustentar o projeto: São apresentadas medidas a longo prazo baseadas em ideias que surgiram durante a implementação das atividades do projeto TRIO.

4.  Recomendações de Políticas: Inclui-se um conjunto de recomendações políticas destinadas a orientar os decisores sobre ações ou estratégias específicas para promover a literacia em saúde, digital e de dados.

5.  Stakeholders nacionais e locais relevantes: É apresentada uma lista de stakeholders que podem desempenhar um papel valioso na sustentação dos resultados do TRIO e na divulgação dos seus resultados.

Convidamo-lo/a a explorar este documento abrangente e a utilizar as suas ideias para promover a integração da gestão da saúde na vida quotidiana. Consulte-o na nossa página de resultados.