Dia dos Direitos Humanos

O Dia dos Direitos Humanos é celebrado anualmente a 10 de Dezembro – o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou, em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). A DUDH é um documento de referência, que proclama os direitos invioláveis a que todos têm direito como ser humano – independentemente da cor, religião, sexo, língua, opiniões políticas ou outras, origem nacional ou social, património, nascimento ou outro estatuto.

No entanto, a promessa da DUDH, de dignidade e igualdade de direitos, tem estado sob um ataque constante nos últimos anos. À medida que o mundo enfrenta novos e contínuos desafios – pandemias, conflitos, desigualdades crescentes, sistema financeiro global moralmente falido, racismo, alterações climáticas – os valores, e direitos consagrados na DUDH fornecem guias para as nossas ações coletivas que não deixam ninguém para trás”. (Nações Unidas).

Capacitar cidadãos de diferentes idades através da educação informal, na saúde, na literacia digital e de dados é importante para a conquista destes direitos fundamentais. É por isso que os parceiros do TRIO não querem esquecer este dia: a educação é um instrumento para assegurar os Direitos Humanos.