A reunião de lançamento do projeto TRIO – Educação de adultos sobre literacia digital, de saúde e de dados para a capacitação dos cidadãos teve lugar nos dias 25 e 26 de maio, no Porto.
O TRIO é um projecto Erasmus+ (março 2022 – maio 2025) que visa capacitar cidadãos de diferentes idades através da educação informal, nas áreas da saúde, da alfabetização digital e de dados.
De acordo com o Índice de Economia e Sociedade Digital (DESI) 2020, existe um elevado número de cidadãos a viver na Europa com poucas competências digitais, e o mesmo relatório aponta que 26% da população portuguesa não possuía quaisquer competências digitais.
O projecto TRIO visa desenvolver uma via de requalificação concertada para melhorar a literacia de saúde, digital e de dados dos cidadãos em 3 faixas etárias diferentes (18-35; 36-50; 51+), promovendo a educação de adultos através do desenvolvimento da prontidão digital, da resiliência e do desenvolvimento de capacidades.
Nos próximos dois anos, o TRIO desenvolverá uma abordagem modular com um manual, um currículo e um kit completo de ferramentas para educadores de adultos, concebendo-o em co-produção com grupos-alvo e partes interessadas relevantes. A abordagem educacional proposta será apoiada por uma plataforma de aprendizagem digital que assegura a adaptação às necessidades em mudança dos utilizadores, tecnologia e contexto. O TRIO desenvolverá também um Livro Verde a ser entregue aos decisores políticos e às Iniciativas Europeias relevantes.
INESC TEC (Portugal) é o coordenador do projeto, e o consórcio inclui outros 5 parceiros de 5 países: SHINE 2Europe (Portugal), AFEdemy (Países Baixos), ISIS Sozialforschung (Alemanha), CETEM (Espanha) e BOKtech (Roménia), com um orçamento total de 323.930,00 euros. O TRIO inclui também várias organizações adicionais como parceiros associados da iniciativa, assegurando que esta chegará a diferentes cidadãos e grupos nos países envolvidos e não só.
O projeto foi iniciado numa reunião de dois dias no Porto, Portugal, com a presença da Agência Portuguesa de Educação e Formação Erasmus+, para discutir o trabalho planeado e lançar as próximas atividades.
Outras novidades em breve para a co-criação da plataforma e conteúdos!