Um importante curso de formação internacional, coordenado pela Universidade do Porto com o apoio do Programa Intensivo Combinado Erasmus (BIP), abordou recentemente dois importantes desafios científicos e sociais. O curso teve como objetivo colmatar o fosso entre a ciência psicológica e outras disciplinas, incluindo a tecnologia, as ciências sociais, a comunicação, o design e os processos criativos. Também se centrou na necessidade crítica de envolvimento dos cidadãos e dos utilizadores finais na ciência, na definição de prioridades e na conceção conjunta de intervenções.
No âmbito desta iniciativa, foi apresentada e testada a plataforma TRIO. A plataforma TRIO exemplifica uma abordagem inovadora para enfrentar estes desafios, integrando conhecimentos interdisciplinares e feedback dos utilizadores na sua conceção e funcionalidade. Esta apresentação destacou a forma como a plataforma responde à necessidade crescente de soluções eficazes e centradas no utilizador para promover o bem-estar psicológico e facilitar a colaboração entre vários domínios.
O curso de formação constituiu uma oportunidade valiosa para os participantes se envolverem com a plataforma TRIO, explorarem as suas características e contribuírem para o seu desenvolvimento futuro. O feedback recebido ajudará a aperfeiçoar a plataforma e a aumentar o seu impacto na resposta aos desafios delineados.